|

sbinflamacao@gmail.com

Cientista Brasileira Patrícia Bozza recebe o prêmio Woman Science Award!

Dra Patrícia Bozza recebeu nesta quarta-feira (24/07/2024) o Woman Science Award no World Congress of Inflammation 2024 realizado na Cidade de Quebec! 

“Foi uma alegria e uma honra imensa receber o Woman Science Award das sociedades internacionais de Inflamação. Acho que ele representa muito do trabalho em equipe que a gente faz no Brasil, do ambiente colaborativo que a gente tem na Sociedade de Inflamação aqui no Brasil. E é um reconhecimento desse papel da inflamação no brasil. A gente tem um ambiente muito bom de troca de conhecimento, de formação de estudantes e de muita colaboração entre os diferentes grupos que trabalham com essa temática no Brasil. Eu quis enfatizar bastante na minha fala a importância do trabalho em equipe e desse ambiente de colaboração e de troca de conhecimento para o fortalecimento das pesquisas nessa área” – Disse Patrícia Bazzo em depoimento à equipe de Difusão do CRID.

Este prêmio recompensa mulheres de todas as nacionalidades que fizeram contribuições significativas para a pesquisa no campo da inflamação e que têm reconhecimento internacional neste campo. Também busca aumentar a visibilidade das mulheres na ciência, transmitindo uma mensagem especialmente importante para as futuras gerações!

Quem é Patrícia Bozza?

Graduada em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 1990. Em 1993, concluiu seu doutorado em ciências com ênfase em farmacologia na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e em 1997 realizou um estágio pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Seus estudos focam nos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e metabólica às infecções, além de investigar a participação do processo inflamatório e das alterações do metabolismo lipídico na obesidade e no câncer.

Dentre prêmios recebidos, destacam-se: Prêmio de Jovem Cientista do XII Congresso Internacional de Farmacologia (1994), da União Internacional de Farmacologia Básica e Clínica (IUPHAR, na sigla em inglês); Prêmio Scopus Brasil (2007), da Scopus e Editora Elsevier; e a Guggenheim Foundation Fellowship (2010), da Fundação John Simon Guggenheim. Além de fazer parte da ABC, Patrícia também é membro da Fundação Pew desde 1993.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *