|

sbinflamacao@gmail.com

10 Anos do Glossário Semântico de Farmacologia da SBFTE

A terminologia na Farmacologia pode ser confusa, especialmente quando diferentes autores utilizam termos diferentes para a mesma coisa ou quando termos com significados diferentes (pelo menos no seu uso stricto senso) são usados indiferentemente como se fossem sinônimos. Ademais, não há glossários nos principais livros texto de Farmacologia que pudessem servir de referência para quem tiver dúvida sobre o tema.

Pensando nesta demanda, a ideia de um glossário farmacológico surgiu na reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo da SBFTE, em 2012, e a primeira divulgação deste glossário foi publicada na Newsletter da SBFTE de janeiro de 2013.Este ano a SBFTE comemora os dez anos de lançamento do Glossário Semântico de Farmacologia, um projeto bem-sucedido que faz parte das atividades do Grupo de Trabalho Iniciativas Educacionais (GT-IE) da SBFTE.

A proposta, que se manteve fiel ao longo dos anos, foi priorizar termos que levam a imprecisões conceituais, dando-lhes um tratamento referenciado e reflexivo.

O Professor François Noël (UFRJ), então membro do Conselho Deliberativo, foi convidado para coordenar a iniciativa. Desde então, 32 matérias foram escritas e disponibilizadas na aba “Iniciativas Educacionais/Glossário Semântico de Farmacologia” da homepage da SBFTE.

Em homenagem a este importante trabalho, que visa disseminar conhecimento e educação em Farmacologia, a Diretoria da SBFTE, junto aos coordenadores do GT-IE, emitiu uma nota de agradecimento aos esforços dos colaboradores e ao coordenador da iniciativa, Prof. François Noël.

“Dez anos após o lançamento desta iniciativa, o GT das Iniciativas educacionais entende que seria importante haver maior participação dos sócios, que seja propondo matérias, ou mesmo temas. Nota-se que a ideia inicial era que a coluna fosse dos sócios, razão pela qual receberemos sugestões de termos a serem discutidos, se possível já na forma de pequenas matérias que serão analisadas pelo editor da coluna, podendo inclusive gerar discussão interna antes da publicação refletindo a visão da SBFTE”, explica François Noël.

Post retirado: https://crid.fmrp.usp.br/noticias/10-anos-do-glossario-semantico-de-farmacologia-da-sbfte/

Compartilhe